sexta-feira, 16 de julho de 2010

Como tudo começou

A idéia desse blog surgui a partir de um trabalho que fiz na faculdade, a um bom tempo atrás.
Sou formado em Biblioteconomia e em uma das matérias que fiz - acho que foi em 1995 - a professora, dentre alguns trabalhos solicitados naquele período, nos pediu para que fizessemos um clipping sobre qualquer assunto relevante para a nossa área. Dividindo a turma em grupos, a professora nos deu uma semana para pensar na temática do clipping. No dia marcado, eu e o meu grupo anunciamos que iria ser sobre Histórias em Quadrinhos!
Todos nos olharam um tanto surpresos e incrédulos....
Explicamos que pretendiamos reunir Histórias em Quadrinhos aonde o livro, a leitura, a biblioteca e o bibliotecário aparecessem como o tema central ou personagem das histórias.
"Mas como assim? Vocês acham que vão reunir um número considerável de recortes?" era o que muita gente dizia.
Vale lembrar que esse fato se passa em 1995, num Brasil aonde a internet nem existia direito. Tivemos que correr atrás de jornais velhos, gibis antigos e amigos que pudessem ter alguma coisa.
Apesar da aparente dificuldade e para surpresa geral - e até de nós mesmos - a gente conseguiu reunir um número expressivo de tirinhas, cartoons e histórias, que acabou produzindo um trabalho muito interessante e divertido de se ler.
Com a nota dez garatida, deixei os recortes dormindo na minha gaveta por mais de 15 anos...
Um dia desses, eu os resgatei de seu limbo e mostrei a um amigo, que deu essa brilhante idéia de divulgar o material, acrescendo também de novas tiras e charges que possívelmente eu fosse ganhando ou achando, através de um blog.
Portanto, abro o BiblioComics com esse intuito, de fazer daqui um canto virtual para exibir, com muito humor, as dores e as delícias desse universo de livros e bibliotecários.

12 comentários:

  1. Alexandre, parabéns pela criação deste blog. Foi uma ótima ideia.
    Você irá postar todas as tiras do clipping gradativamente? Você pode colocar algumas tiras atuais também. O que achas?

    ResponderExcluir
  2. Grande Cláudio! Já estou fazendo isso. Já escaneei as tiras do nosso trabalho e já estou juntando mais algumas. Se tiver alguma colaboração, será super bem vindo. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Temos muitas coisas "guardadas na gaveta" que precisam vir à luz e serem comporatilhados com todos.Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Claudio!

    Fantástica a idéia!
    Vocêm vem quebrar o estereótipo do bibliotecário de ser um profissional sério demais, e às vezes dizem ser até rabugento...
    Mais uma vez parabéns, vou divulgar seu blog.
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog, muito interessante mesmo, ainda mais pra mim q fiz meu TCC sobre quadrinhos e me interesso muito pelo tema.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Puxa Alexandre sendo da mesma área como não sabia ainda desse seu brilhante trabalho? Soube apenas agora pelo blogue da Natania que destacou seu trabalho e vim conferir. Parabéns pela iniciativa e criatividade. É disso que precisamos. Desde já vou te seguir e te convido a conhecer meu espaço.
    Abraço,
    Roseli

    ResponderExcluir
  7. Muito legal ! Parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  8. Divertida idéia!

    Até o debochado Garfield fala de uma bibliotecária!

    Recomendo e já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu blog! Parabéns pela iniciativa de divulgar os cartoons relacionados à leitura, livros e o universo das bibliotecas. A Biblioteca onde trabalho já é seguidora de seu blog.
    Maria Carolina Gonçalves - Bibliotecária IFSP, São João da Boa Vista
    http://bibliotecacomunitariawolgran.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Alexandre, tenho uma tirinha muito legal da Samanta aqui comigo. Saiu no jornal A Gazeta.
    Como faço para mandar para você?

    ResponderExcluir